ÁREA DO EXPOSITOR
SEJA UM
EXPOSITOR

Notícias

06.05.2022 - 20h20
Aberta a 16ª Fenachim em Venâncio Aires, a festa da retomada

A 16ª Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim 2022, a festa da retomada, foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira, 6, em Venâncio Aires, evento este que homenageia a bebida símbolo do Rio Grande do Sul. A cerimônia oficial ocorreu no Chimarródromo, espaço que a partir desta edição da festa contará com estrutura fixa em frente ao Ginásio de Exposições, e contou com a presença de autoridades e convidados no Parque Municipal do Chimarrão. Dentro os convidados, a presença do Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. Além disso, deputados federais e estaduais, lideranças e autoridades municipais e empresários, estiveram presentes.

O evento iniciou com a apresentação da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul. Depois a apresentação ficou por conta da Orquestra de Venâncio Aires, sob a regência do maestro Daniel Böhm. Em seguida, foi dado início as falas das autoridades.

As soberanas da Festa, a rainha Veridiana Röhsler e as princesas, Lavínia Giehl e Alexandra Keller, acompanharam o momento. “Nós estamos muito felizes porque entregamos muitos convites ao longo dos últimos meses e muitos prefeitos da nossa região estiveram aqui presentes. Eu acho que é muito gratificante ver que as pessoas que nós convidamos se sentiram especiais para viverem este momento conosco de comemoração, de celebração, não só do chimarrão, mas da vida. Muito citado que esta é a festa da retomada, e acho que é isso que estamos celebrando aqui, a retomada de eventos culturais, a retomada do turismo e por isso estamos recebendo já neste segundo dia de festa, muitas pessoas de fora de Venâncio Aires e isso pra nós é muito gratificante, muito especial este momento. Aberta a 16ª Fenachim e a partir de agora vamos trabalhar para que tudo fique dentro da organização, dentro do esperado e pretendemos superar as expectativas”, ressalta a rainha Veridiana.

O presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, enfatizou que as visitas das autoridades ne festa foram resultado das divulgações realizadas. “Uma recepção muito bonita, muito prestigiada pelas autoridades, acho que isso tudo é reflexo das visitas que fizemos, dos convites que efetuamos com as autoridades, e todos que estiveram aqui prestigiando a nossa festa, prestigiando o município, tudo isso em nome da cultura, do chimarrão, da nossa tradição, e para nós foi uma honra receber toda essas autoridades no município que vieram aqui prestigiar a festa”, destaca.

Além do Governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, estiveram presentes pelo Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Luciano Hauschild.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, encerrou os discursos exaltando a Fenachim da retomada, destacando que ela se consolida como uma das maiores festas do RS. Também aproveitou para divulgar os potenciais econômicos e sociais do município, os investimentos em infraestrutura e saúde e desejou boas-vindas para todos os visitantes pelos próximos dez dias de festa.

Ao fim da abertura oficial, foi realizado um brinde de chimarrões entre as autoridades presentes no palco e soberanas da festa. E para finalizar com chave de ouro houve a instalação do governo do Estado na Fenachim, ato de assinatura de dois convênios: Centro de formação profissional da Susepe e Contrato Particular de Abertura de Crédito Fixo entre Badesul e o Município de Venâncio Aires.

A 16ª Fenachim se estende até o domingo, 8 de maio, e segue entre os dias 11 até 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.