ÁREA DO EXPOSITOR
SEJA UM
EXPOSITOR

Notícias

05.05.2022 - 17h39
Venâncio Aires em clima de festa com a 16ª Fenachim

A festa que homenageia a bebida símbolo do Rio Grande do Sul estará em evidencia em Venâncio Aires, porque nesta quinta-feira, 5, inicia a Festa Nacional do Chimarrão. Neste tempo de retomada, nada mais justo que as pessoas possam viver a 16ª Fenachim, com o bom mate amargo de volta às rodas de mate com a família, amigos, colegas.

O maior evento do município ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, e espera receber aproximadamente 150 mil visitantes. Em nove dias, a festa contará com uma programação artística e cultural diversificada, começando com a abertura dos portões do Parque Municipal do Chimarrão, a partir das 18h. Logo após, teatro Campeando Raízes, às 19h, Chimarródromo. No mesmo local, às 20h, apresentação do Grupo Vocal Uninter. E finalizando o primeiro dia de Fenachim, a partir das 20h30, show com “Gaudêncio”, com Cris Pereira, no Lonão.

De acordo com o presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, será a festa da retomada. “Hoje é uma data especial, 5 de maio de 2022, abertura da 16ª Festa Nacional do Chimarrão de Venâncio Aires, a festa da retomada. Além do gostoso chimarrão, teremos várias atrações, shows nacionais, regionais, tradicionalistas, shows de bandas, exposições comerciais, industriais, agricultura familiar, esporte, artesanato, rodeio, motocross, boa gastronomia, tudo foi preparado com muito carinho para que todos desfrutem de bons momentos conosco. Hoje, a partir das 18h, com entrada gratuita. Venham para a Fenachim, a festa com o sabor do Rio Grande e estaremos recebendo a todos de braços abertos e com o chimarrão na mão”, destaca.

A 16ª Fenachim tem como principais divulgadoras a rainha Veridiana Röhsler, e princesas, Lavínia Giehl e Alexandra Keller, e o Casal Social, Eduardo e Cristiane Porto. O grupo cumpriu um extenso roteiro de divulgação pelo Estado e realizaram agenda em Brasília.

Ingressos: A Fenachim abre ao público nesta quinta-feira, dia 5 de maio, a partir das 18h, com entrada gratuita. No dia 11 de maio, também não haverá cobrança de ingresso. Nos dias 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15 de maio, o ingresso vai custar R$ 10,00. Ainda, crianças até 12 anos não pagam e adolescentes de 12 a 15 pagam meia entrada, bem como, estudantes e idosos com a carteirinha. Já os ingressos para os shows nacionais ainda estão sendo vendidos pelo site www.blueticket.com.br e nos pontos de venda.

Programação: Shows de artistas locais, regionais, estaduais e nacionais, apresentações artísticas, teatro, coral, competições esportivas, palestras, jantares e reuniões são algumas das atividades que integram a Programação Oficial da Fenachim. Nos shows nacionais, destaque para Dilsinho (dia 7), Hugo & Guilherme (dia 8) e Grupo Pixote (dia 14), nas apresentações tradicionalista para Baitaca (dia 6), Os Serranos (dia 8), Os Fagundes (dia 13), Shana Muller (dia 15) e João Luiz Corrêa (dia 15). A lista completa de todas as atrações está disponível no site oficial do evento, no endereço www.fenachim.com.br

Esporte: A 16ª Fenachim terá novidades nas programações esportivas. Uma delas é que nesta edição terão atividades de padel e beach tennis, esportes que estão em ascensão no município e também a nível estadual, com cada vez mais praticantes. Além disso, serão feitos campeonatos de futevôlei, futsal e vôlei de areia. A principal atração na área esportiva, que deve render mais participações, já é tradicional. O Campeonato Gaúcho de Motocross e a Copa Mocva de Veloterra e Motocross amador vão reunir centenas de pilotos e milhares de expectadores.

Artesanato: Mais de 40 artesãos, que fazem parte do Programa Municipal do Artesanato, confirmaram presença na festa e vão estar localizados no setor que foi intitulado de Espaço Artesanato de Venâncio Aires, localizado anexo ao Pavilhão de Exposições. Dois artesãos do Município de Mato Leitão também estão inscritos.

Concurso Gastronômico: A 16ª Fenachim vai conhecer, no dia 11 de maio, aniversário de Venâncio Aires, o melhor acompanhamento culinário para um bom chimarrão. Um concurso que vai possibilitar a participação de profissionais e também amadores na cozinha vai avaliar receitas de pratos que sejam boas parcerias para a hora da bebida que o gaúcho mais gosta. As inscrições são gratuitas, através do Whatsapp 51 9 9910-9500, até o dia 9 de maio. A Afubra é parceira do concurso e vai oferecer a premiação para os três primeiros colocados.

Concurso Melhor Chimarrão: Com o objetivo de destacar a bebida símbolo e promover a Festa com o Sabor do Rio Grande é que surge o 1º Concurso de Melhor Chimarrão do Brasil. A ideia da comissão organizadora é que a partir do projeto seja desenvolvido o chimarrão que tenha a melhor apresentação até, é claro, o sabor. As inscrições ocorrem até segunda-feira, 9, pelo WhatsApp 51 9 99109500. O ganhador será conhecido na quarta-feira, 11. O vencedor do Melhor Chimarrão do Brasil levará uma cesta com produtos da Madrugada Alimentos 80 anos e, ainda, um ano de erva-mate gratuita.

Escola do Chimarrão: Uma das atrações confirmadas na Festa com o Sabor do Rio Grande é a Escola do Chimarrão, que diariamente vai ensinar o preparo dos vários tipos da bebida símbolo do Estado, junto ao Chimarródromo. No espaço haverá oficinas e aulas diárias sobre o preparo das diferentes formas de mate.

A 16ª Fenachim é organizada em parceria pela Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim), com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e patrocínio âncora da Alliance One e China Brasil Tabacos, patrocínio Marasca, Philip Morris, Fida, Postos Charrua, Lojas Certel, Cooperativa Languiru, Unimed VT/RP, Sicredi, Calçados Beira Rio, Cta-Continental, Afubra, Lojas Benoit, Super Lenz, Unisc, Madrugada Alimentos, Ervateira Elacy, Sinditabaco, JTI, Arrozeira Santos, Badesul.