ÁREA DO EXPOSITOR
SEJA UM
EXPOSITOR

Notícias

28.02.2014 - 15h28
Fenachim prestigia homenagem à Escola do Chimarrão em Caxias
Comitiva festa acompanhou a cerimônia e presenteou o diretor do instituto, Pedro Schwengber
Por Jansle Appel Junior / MTb 15.066
Fonte: CUCA Conteúdo/Assessoria de Imprensa da 14ª Fenachim
Foto: Jansle Appel Junior/CUCA Conteúdo
Pedro Schwengber se emocionou com a presença do grupo
Responsável por ajudar a difundir a importância de um dos principais símbolos gaúchos, o Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, foi homenageado nessa terça-feira pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Uma comitiva da 13ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) acompanhou a cerimônia e presenteou o diretor da ONG, Pedro Schwengber, com um chapéu personalizado e um quadro com uma foto de Pedrão, como é conhecido, acompanhado das soberanas da Fenachim, rainha Luana Schonart e princesas Deise Mahl e Thaísi Pereira.

Em 2014 a Escola do Chimarrão completa dez anos. O prestígio em Caxias do Sul é antigo. Em seu pronunciamento no plenário da Câmara, Schwengber lembrou de parcerias fundamentais no município que auxiliaram no desenvolvimento do instituto. A ONG também promove a divulgação da Festa Nacional da Uva em suas viagens, assim como o faz com a Fenachim.

Nessa, terça, Pedrão se emocionou com a presença da comitiva de Venâncio Aires. “Sinto-me muito honrado e feliz pela homenagem e por a gente da minha terra estar aqui ao meu lado nesse momento único. O carinho que as pessoas demonstram por mim e o respeito pelo meu trabalho dão cada vez mais vontade de continuar.”

A homenagem foi proposta pelo vereador Jaison Barbosa (PDT) e aprovada por unanimidade pelo Legislativo Caxiense. “Acompanho há anos a trajetória da Escola do Chimarrão e do Pedrão e sei da divulgação que é feita, além do nosso Estado, de um dos nossos maiores patrimônios, o chimarrão. É importante valorizar causas como essa, que perpetuam nossas tradições”, destacou Jaison. O vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Roque Feldmann, também acompanhou a cerimônia e ressaltou a importância do chimarrão com elemento de congregação e parabenizou o instituto pelo trabalho.

À frente da comitiva da Fenachim, o coordenador social da festa e vice-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, salientou o papel fundamental da Escola do Chimarrão na divulgação do município e de seus símbolos. “O Pedro, à frente do instituto, é mais que um parceiro. É um amigo de Venâncio Aires, alguém que representa a nossa cultura e a cultura da Fenachim. Por tudo isso, precisávamos estar aqui para abraçá-lo.

FESTA DA UVA
Além de Wickert e sua esposa Cristiane, integraram a comitiva as soberanas, a comissão social e representantes da coordenação comercial e comissão de comunicação da 13ª Fenachim. Após a cerimônia na Câmara, o grupo cumpriu agenda de divulgação na Festa Nacional da Uva, onde foi recepcionado pelo prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho.

Em seguida, a comitiva foi recebida pela corte da Festa da Uva, pela primeira-dama caxiense, Alexandra Baldisserotto, e pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Manoel Marrachinho, além do casal presidente do evento, Edson e Cristina Nespolo. Durante a visita aos pavilhões da festa, as soberanas e comissão social convidaram o público a prestigiar a Fenachim, que ocorre entre 1º e 11 de maio, em Venâncio Aires. À noite, os integrantes foram recebidos em uma confraternização no estande da Escola do Chimarrão, com muita uva e, claro, um bom chimarrão.