O MUNICÍPIO

Igreja São Sebastião Mártir
Figueira Centenária
Vista Noturna

Situado a 130 quilômetros de Porto Alegre, capital dos gaúchos, o município de Venâncio Aires é a segunda maior cidade do Vale do Rio Pardo, com população estimada em 71.117 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2018. Com uma localização geográfica privilegiada, estando na mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense, o município potencializa o desenvolvimento industrial, agrícola e comercial da cidade e estado. Além de possuir acessos asfaltados, Venâncio Aires é cercada de rodovias importantes para o desenvolvimento do estado como a RSC-287 e RSC-453 que proporcionam um escoamento rápido e seguro de cargas, principalmente safras, produtos manufaturados e fabricados dentro do próprio município.

Com uma economia forte, baseada em setores agrícolas e industriais, Venâncio Aires ganha destaque a nível estadual devido às suas produções de qualidade. Ocupando posições de relevância entre os maiores produtores de tabaco do Brasil, Venâncio Aires também é considerado o 2º maior polo metalmecânico do Rio Grande do Sul, estando atrás apenas do município de Caxias do Sul, e o 3º maior produtor de milho do estado. Segundo a administração municipal, Venâncio Aires ocupa o 10º lugar em exportações no estado, colocando o município em relevância na economia do Rio Grande do Sul.

Possuindo um alicerce bem fundamentado na área da indústria, Venâncio Aires possui avenidas asfaltadas, energia elétrica disponível e quilômetros de centro comercial, voltado especialmente para a implantação de empresas. Atualmente, o município dispõe de dois Distritos Industriais que juntos totalizam mais de 230 indústrias de diversos segmentos, entre elas estão empresas de produção de fumo, erva-mate, embalagens plásticas, aparelhos de refrigeração, fogões, calçados, vestuário esportivo, móveis e equipamentos agrícolas. É nesta diversidade de atuação e em seus processos que a economia projeta a Capital Nacional do Chimarrão como uma das mais importantes cidades gaúchas.

Educação

A Capital Nacional do Chimarrão é destaque também na área educacional, onde se reafirma como importante aliada no polo educacional da região. No município é possível encontrar um renomado campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), opções de graduação e pós-graduação por Educação a Distância (EAD), além de estar localizada em um pequeno raio de distância entre importantes universidades da região, facilitando assim a qualificação profissional. Venâncio Aires também oferece ensino tecnológico federal através do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com cursos voltados para os setores da informática, eletromecânica e refrigeração, sendo esse campus a única instituição de ensino federal dos Vales.

Capital Nacional do Chimarrão

Conhecido há anos como a Capital Nacional do Chimarrão, o município de Venâncio Aires teve o título oficializado em novembro de 2009, pela lei estadual 13.281, proposta pelo deputado estadual Giovani Cherini. Por razões de ordem cultural, social, econômica e históricas, a cidade conquistou o título e, desta forma, potencializa o turismo.

Intitulada a Capital Nacional do Chimarrão, a cidade ganha destaque não apenas pelo forte hábito do chimarrão, que é notável na rotina dos moradores, mas também pela produção primária da erva-mate. A bebida é facilmente encontrada em diversos pontos, isso porque o município possui vários logradouros com denominações ligadas ao costume do mate como o Largo do Chimarrão e o Parque Municipal do Chimarrão.

É possível encontrar no município também o Instituto Escola do Chimarrão, escola que ensina sobre a cultura da erva-mate e ensina a preparar e saborear o chimarrão. Além disso, os moradores ou visitantes encontram facilidade no momento do preparo de seu mate, pois no centro da cidade encontra-se o Chimarródromo, monumento construído em metal que disponibiliza água quente ou fria.