O MUNICÍPIO
Igreja São Sebastião Mártir

Situada a 130 quilômetros de Porto Alegre, a Capital Nacional do Chimarrão é a segunda maior cidade do Vale do Rio Pardo, com uma população de 65.946 habitantes, conforme dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Com uma economia forte, baseada principalmente nos setores agrícola e industrial, Venâncio Aires é a maior produtora de tabaco do Brasil, e o processamento industrial do fumo proporciona excelentes retornos financeiros ao município.

A localização geográfica facilita o desenvolvimento industrial, agrícola e comercial da cidade, que é cercada de estradas asfaltadas e de fácil acesso, como a RST-287 e RST-453, o que proporciona um escoamento rápido e seguro da safra e dos produtos manufaturados e fabricados no município.

Com um alicerce bem fundamentado na área da indústria, Venâncio Aires disponibiliza 55 hectares com avenidas asfaltadas e energia elétrica disponível, a quatro quilômetros do centro comercial, voltados especialmente para a implantação de empresas. Atualmente, mais de 230 indústrias, de diversos segmentos, entre eles, beneficiamento de fumo, erva-mate, embalagens plásticas, aparelhos de refrigeração, fogões, calçados, vestuário esportivo, móveis e equipamentos agrícolas, fomentam a economia e projetam a Capital Nacional do Chimarrão com uma das mais importantes cidades gaúchas.

Considerado o segundo maior polo metal-mecânico do Rio Grande do Sul, o município já dispõe de uma área estruturada de 370 hectares para a implantação do 2º distrito industrial e organiza anualmente a Feira de Integração Industrial e Comercial do Setor Metal-Mecânico (Expometal). O evento é uma vitrine para as empresas situadas em Venâncio Aires, que tem a oportunidade de mostrar o trabalho e ainda realizar transações comerciais através da rodada de negócios.

Desde 2009, a Capital Nacional do Chimarrão ganha destaque também na área educacional. Além de ter um campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o município oferece ensino tecnológico federal através do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com cursos voltados para os setores da informática, eletromecânica e refrigeração. O IFSul Campus Venâncio Aires é a única instituição de ensino público federal dos Vales.

Capital Nacional do Chimarrão

Conhecida há anos como a Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires teve o título oficializado em novembro de 2009, pela lei estadual 13.281, proposta pelo deputado estadual Giovani Cherini. A ideia é, com este título, valorizar as potencialidades do município, incentivando o turismo.

No município, o hábito do chimarrão é notável na rotina dos moradores. A bebida pode ser encontrada em qualquer hora do dia em pontos comerciais, residenciais, centros religiosos e movimentos de cultura popular.

PATROCÍNIO